«Pela primeira vez», um cidadão nacional vai guiar os destinos de uma associação internacional de defesa da arte sacra. O professor universitário José antónio Falcão tem dedicado a sua vida à aproximação entre o património religioso e a sociedade
«Pela primeira vez», um cidadão nacional vai guiar os destinos de uma associação internacional de defesa da arte sacra. O professor universitário José antónio Falcão tem dedicado a sua vida à aproximação entre o património religioso e a sociedadeJosé antónio Falcão é o novo presidente de uma associação internacional dedicada à defesa da arte sacra – a “International Commission of Sacred art”. O português dirige atualmente o Departamento do Património Histórico e artístico (DPHa) da diocese de Beja. Em comunicado enviado à agência Ecclesia, o DPH a destaca a importância de pela primeira vez um português assumir os destinos de um organismo que tem tido ação destacada na salvaguarda do património cultural em risco.
José antónio Falcão é professor no ensino superior, conservador de museus, técnico superior do Ministério da Cultura e dirige o DPH a desde 1984. O especialista em arte-sacra tem mobilizado esforços no sentido de aproximar o património religioso e a sociedade. Um exemplo disso foi a criação do festival de música-sacra Terras Sem Sombra’.
a “International Commission of Sacred art” funciona no âmbito da “Europae Thesauri”, que reúne diretores e responsáveis de alguns dos mais simbólicos museus e monumentos religiosos da Europa. O último colóquio internacional da Europae Thesauri’ realizou-se na cidade de Beja, no passado mês de novembro.