Caminhada e Vigília pela paz na capital portuguesa vão reunir jovens refugiados, a atriz Maria do Céu Guerra e membros de várias confissões religiosas
Caminhada e Vigília pela paz na capital portuguesa vão reunir jovens refugiados, a atriz Maria do Céu Guerra e membros de várias confissões religiosasEm plena época natalícia, os cidadãos são desafiados a caminhar pelas ruas da Baixa de Lisboa até ao Mercado de Culturas de arroios, para aí celebrarem uma vigília pela paz, no próximo sábado, 17 de dezembro, entre as 17h30 e as 21h00.

a cerimónia servirá para promover os valores do diálogo e da paz em vez da guerra, da cooperação em vez do egoísmo e nacionalismo, da hospitalidade em vez da xenofobia, da inclusão em vez da exclusão, da autonomia pelo trabalho e acesso à habitação, em vez da humilhação da subsidiodependência.

a vigília terá em foco a Lanterna do Diálogo e da Paz, criada pela arte Sacra do Porto para esta iniciativa, a qual será transportada por jovens de várias tradições religiosas, desde as Portas de Santo antão até ao Mercado de Culturas, entre as 17h45 e as 18h45.

após a vigília, uma lanterna mais pequena será confiada a cada comunidade presente, para ser levada para o interior do seu espaço público ou de culto, como manifestação de um compromisso publicamente assumido, a perdurar no tempo, a favor do diálogo e da paz.

a iniciativa conta com a participação dos Pequenos Cantores do Conservatório de Lisboa, de um grupo de danças da Comunidade Hindu de Portugal, da Escola de Dança ana Mangericão (EDaM), de jovens refugiados e da atriz Maria do Céu Guerra.

O evento, que parte agora para a sua segunda edição, é organizado pela Cáritas Diocesana de Lisboa, membros de diferentes confissões religiosas, igrejas cristãs, associações, movimentos laicos e conta com o generoso apoio de várias empresas mecenas e voluntários.

a vigília vai decorrer em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, do Pelouro dos Direitos Sociais, do Plano Municipal para a Integração de Imigrantes de Lisboa, da Junta de Freguesia de arroios, do alto Comissariado para as Migrações e da Comissão da Liberdade Religiosa.