Evento dedicado à quadra natalí­cia sugere aos visitantes presentes elaborados com materiais reutilizáveis e dá a conhecer as suas técnicas de construção
Evento dedicado à quadra natalí­cia sugere aos visitantes presentes elaborados com materiais reutilizáveis e dá a conhecer as suas técnicas de construçãoO Mercado de Natal amigo da Terra está a decorrer no centro de almada até ao próximo domingo, 18 de dezembro. Sob o lema Por um Natal mais sustentável e solidário, a 13. a edição deste mercado volta a ocupar as Praças da Liberdade, de São João Batista e a Oficina de Cultura.

Nestes espaços, os visitantes podem encontrar sugestões originais para presentes de Natal sugeridas por artesãos, designers, criadores e instituições de solidariedade do concelho. Para tornar o mercado mais solidário, os participantes foram desafiados a ter pelo menos uma sugestão de oferta de Natal que não ultrapasse o valor solidário de um euro, informam os serviços de comunicação do município.

Entre as sugestões de presentes encontram-se peças funcionais e decorativas criadas a partir de materiais recuperados, produtos biológicos acabados de colher, calçado e vestuário feitos com matérias naturais, brinquedos de madeira, plantas vivas, bicicletas, cosmética natural, soluções para quem quer construir uma horta num pequeno espaço na cidade, casas-ninho, mobiliário restaurado ou kits caseiros de produção de cogumelos.

Uma das novidades do evento deste ano é a presença da marca Natural.pt, do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, que leva ao mercado produtores e marcas de áreas protegidas do país. O Mercado de Natal amigo da Terra contempla também tasquinhas, espetáculos de teatro e momentos musicais natalícios, uma brincoteca com jogos e livros e dezenas de oficinas gratuitas para os visitantes aprenderem a construir as próprias prendas, reutilizando materiais.

O evento conta ainda com a presença do street artist Bordalo II, que fará ao vivo uma instalação de grandes dimensões com peças automóveis e outros resíduos. a obra ficará para a posteridade com uma mensagem ambiental sobre o património natural do concelho. O Mercado amigo da Terra disponibiliza ainda um eco-serviço gratuito de entrega de compras em bicicleta, que pode ser solicitado no local.