«Melodia tradicional sobre o nascimento do Menino recolhida em arouca» vai ser apresentada em Fátima pelos elementos do Conservatório de Música do Porto
«Melodia tradicional sobre o nascimento do Menino recolhida em arouca» vai ser apresentada em Fátima pelos elementos do Conservatório de Música do PortoUm concerto de Natal em Fátima será uma ocasião para estrear uma composição musical. O espetáculo está marcado para o próximo domingo, 18 de dezembro, e terá lugar no auditório do Centro Pastoral de Paulo VI, pelas 15h00. Caberá aos membros do Conservatório de Música do Porto apresentar a obra Música para poema de Natal I, criada por Fernando Valente, compositor e professor de composição daquele conservatório, a pedido do Santuário de Fátima.

a obra tem aromas da época que se celebra, sublinhando um ambiente de recolhimento e exultação, com “cheiro a rabanadas”, com se diz no Norte, e de características intimistas. Integra uma melodia tradicional sobre o nascimento do Menino recolhida em arouca, de onde Fernando Valente é natural, conforme explicou.

O concerto vai envolver a participação de cerca de 290 pessoas, entre alunos, pais, professores e funcionários. Em declarações aos serviços de comunicação do santuário, antónio Moreira Jorge, diretor do Conservatório de Música do Porto, disse esperar que a partilha musical deste “Natal Português” aqueça os corações de todos quantos nele participam.

além da estreia de Música para Poema de Natal I de Fernando Valente, e outras obras deste compositor, serão tocadas peças de Eurico Carrapatoso, Fernando Lapa e Edward Elgar. O concerto de Natal decorre no âmbito das celebrações do centenário das aparições, que coincide com o centenário do Conservatório de Música do Porto. O concerto tem entrada livre.