Falta de comida devido à ação do grupo terrorista Boko Haram na Nigéria está a causar níveis de mortalidade «bem além do limiar de emergência». Médicos sem Fronteiras dizem que crianças com menos de cinco anos «praticamente não existem»
Falta de comida devido à ação do grupo terrorista Boko Haram na Nigéria está a causar níveis de mortalidade «bem além do limiar de emergência». Médicos sem Fronteiras dizem que crianças com menos de cinco anos «praticamente não existem»Pelo menos 500 mil pessoas estão deslocadas ou vivem de forma isolada, sem quaisquer meios de sobrevivência, em algumas áreas da Nigéria, devido à atuação do grupo terrorista Boko Haram, que fechou as rotas comerciais e esvaziou mercados. Tal cenário motivou o governo nigeriano a declarar, no passado mês de junho, uma situação emergência nutricional no Estado de Borno.

Meses depois do reconhecimento desta crise humanitária, as pessoas continuam a morrer de fome. a falta de alimentos está a desencadear níveis de desnutrição e de mortalidade bem além do limiar de emergência: crianças com menos de cinco anos de idade praticamente não existem.

O alarme é lançado pelos Médicos sem Fronteiras, em comunicado, após uma recente visita ao país. Os responsáveis pela organização não governamental pedem um incremento urgente e maciço das ações humanitárias para garantir às pessoas o fornecimento de alimento e assistência médica.