O cardeal Lorenzo Baldisseri vai estar presente na cerimónia de inauguração do presépio ao vivo de Priscos, no concelho de Braga, construído e dinamizado por cidadãos locais e reclusos
O cardeal Lorenzo Baldisseri vai estar presente na cerimónia de inauguração do presépio ao vivo de Priscos, no concelho de Braga, construído e dinamizado por cidadãos locais e reclusos a 11a edição do Presépio ao Vivo de Priscos é inaugurada dia 18 de dezembro com a presença do cardeal Lorenzo Baldisseri, secretário-geral do Sínodo dos Bispos. O prelado vai deslocar-se até ao norte de Portugal como representante do Papa Francisco e levará uma bênção apostólica do Santo Padre, informam os organizadores do evento. Caberá ao cardeal inaugurar uma das novidades deste ano: a aldeia dos Judeus, que mostra como eram as casas no tempo de Jesus.
O Presépio Vivo de Priscos é o resultado de centenas de horas de trabalho voluntário do povo da região e também dos reclusos do Estabelecimento Prisional de Braga, no âmbito do projeto Mais Natal – Priscos, que alcançou os orçamentos participativos de 2015 e de 2016 da Câmara Municipal de Braga.
O facto de participarem na construção do presépio e de se integrarem com a comunidade local possibilita aos reclusos reconstruírem as suas vidas e adquirirem hábitos de trabalho, aprendendo inclusivamente novos ofícios na área da construção civil, garantiu o padre João Torres, associado à iniciativa.
De acordo com o sacerdote, o desejo dos reclusos do Estabelecimento Prisional de Braga de se deslocarem até Priscos para construírem o presépio, adquirindo assim novas competências, é uma manifestação do sucesso do projeto Mais Natal. O presépio, considerado o maior ao vivo da Europa, pode ser conhecido de forma gratuita.