Biblioteca «Mãos que lêem» está a ser criada em Leiria para levar à comunidade cega livros de todos os géneros literários
Biblioteca «Mãos que lêem» está a ser criada em Leiria para levar à comunidade cega livros de todos os géneros literários a primeira biblioteca em braille em Portugal vai nascer na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), pelas mãos dos responsáveis pelo Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) daquela instituição, com o apoio do Lions Clube de Leiria.com o mote Mãos que lêem, a biblioteca terá obras de vários géneros literários.

Queremos disponibilizar um espaço em braille que englobe não só obras técnicas, que é o que geralmente acontece – incluídas numa biblioteca “normal” -, mas também romances e outras obras, para que a comunidade cega possa ter uma verdadeira biblioteca, diversificada e com opções para todos os gostos e necessidades, explicou Célia Sousa, coordenadora do CRID, citada pelos serviços de comunicação da instituição.

a professora e investigadora da ESECS realça que imprimir em braille é muito dispendioso, pelo que contar com o apoio do Lions Clube de Leiria é essencial para a prossecução deste projeto, porque além dos recursos humanos e das competências necessárias à adaptação do livro, há outros custos, nomeadamente o papel e impressores específicos. Este será com certeza um dos impedimentos para a editoras editarem obras em braille, o que condiciona muito as opções das pessoas cegas, exemplificou.

Com o apoio do Lions Clube de Leiria, os responsáveis pelo CRID comprometem-se a adaptar pelo menos uma obra por mês, para integrar a biblioteca, sendo que atualmente estão preparados para impressão 23 títulos. até ao final deste ano, o CRID espera ter 35 obras disponíveis na biblioteca.