Pessoas e instituições que acolheram refugiados vão contar essa experiência em Leiria, durante um encontro dedicado àqueles que deixam os seus países para fugir da guerra
Pessoas e instituições que acolheram refugiados vão contar essa experiência em Leiria, durante um encontro dedicado àqueles que deixam os seus países para fugir da guerraCidadãos e responsáveis de diversas instituições envolvidas no acolhimento aos refugiados vão dar os seus testemunhos entre os próximos dias 13 e 15 de janeiro, durante o 17. º Encontro de animadores Sociopastorais das Migrações, que terá lugar na cidade de Leiria.
a iniciativa vai decorrer sob o tema Refugiados: Euros ou pessoas? e será uma oportunidade para fazer uma análise ao que está a acontecer aos refugiados na União Europeia, conforme explicou Eugénia Quaresma, diretora da Obra Católica Portuguesa das Migrações, em declarações à agência Ecclesia.
Em alguns países se não for a ação da Igreja não temos uma ação humanista, aberta, contou a responsável, que mantém contacto com conferências episcopais de toda a Europa. Eugénia Quaresma recorda o apelo muito grande presente nos valores evangélicos, cristãos e humanistas quando se reflete sobre os dramas sofridos por refugiados e migrantes.
a responsável lembra também que Igreja Católica tem documentos muito bons, mas é preciso pô-los em prática, levá-los às comunidade e debatê-los para serem tidos em conta pelos católicos na construção da União Europeia. O Encontro de animadores Sociopastorais das Migrações é promovido pela agência Ecclesia, Cáritas Portuguesa, Departamento Nacional da Pastoral Juvenil e Obra Católica Portuguesa de Migrações.