Exposição fotográfica exibida na rua mostra o trabalho dos voluntários que diariamente lutam contra o desperdí­cio alimentar na capital portuguesa
Exposição fotográfica exibida na rua mostra o trabalho dos voluntários que diariamente lutam contra o desperdí­cio alimentar na capital portuguesaTrinta e oito fotografias captadas pelos fotojornalistas Gonçalo Rosa da Silva, João Lima, José Caria, José Carlos Carvalho, Luís Barra, Marcos Borga e Tiago Miranda, acompanhadas por textos da jornalista Vânia Maia, formam a exposição Vontade de sobra – 24 horas com os voluntários que combatem o desperdício alimentar em Lisboa.
Patente ao público na Praça Dom Pedro IV, no Rossio, desde a última sexta-feira, 25 de novembro, a exposição é uma forma de revelar o trabalho dos voluntários que combatem o desperdício alimentar, alertar a população para este problema e estimular o aparecimento de novos voluntários para esta causa, apontou João GonçAlves Pereira, vereador e Comissário Municipal de Combate ao Desperdício alimentar.
Entre os locais fotografados encontram-se a assistência Paroquial de Santos-o-Velho, Banco alimentar Contra a Fome, CaS a – Centro de apoio ao Sem-abrigo, Comunidade Vida e Paz, Mesquita de Lisboa, Re-Food e Restaurante Laurentina, associações que funcionam, sobretudo, graças ao trabalho voluntário.
a cidade de Lisboa é o primeiro município do mundo com uma rede de combate ao desperdício alimentar. a Organização das Nações Unidas para a alimentação e agricultura (FaO) reconheceu já a capital portuguesa como um exemplo na luta contra este problema. a exposição resulta de uma parceria entre a revista Visão, a Câmara Municipal de Lisboa e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e tem o alto Patrocínio da Presidência da República.