Milhares de cidades de todo o mundo vão manifestar a sua renúncia à pena de morte iluminando um dos seus monumentos. Por Portugal, será o arco da Rua augusta a ter uma iluminação especial
Milhares de cidades de todo o mundo vão manifestar a sua renúncia à pena de morte iluminando um dos seus monumentos. Por Portugal, será o arco da Rua augusta a ter uma iluminação especial O arco da Rua augusta, em Lisboa, será iluminado na próxima quarta-feira, 30 de novembro, a partir das 18h00, para assinalar o Dia internacional cidades pela vida – Cidades contra a pena de morte. através deste gesto, Lisboa diz não à pena de morte, conforme pode ler-se no cartaz de divulgação da iniciativa. a ação junta a luz de Lisboa às luzes de mais 2000 “Cidades pela Vida” no mundo, que estão empenhadas na abolição da pena de morte. ainda há muito trabalho para conseguirmos um mundo sem pena de morte, mas cada luz que se acende, cada cidade que se declara pela vida, é uma luz de esperança por um mundo melhor, explicam os responsáveis pela iniciativa, em comunicado.
a efeméride representa a maior mobilização abolicionista a nível internacional, que tem como objetivo criar um diálogo entre a sociedade e os órgãos governação para encontrar a via da justiça capaz de colocar fim à pena de morte e a todas as formas de violência.
Esta ação decorre desde 2002, por iniciativa da Comunidade de Sant”Egídio, para comemorar o aniversário da primeira abolição da pena de morte da história, que ocorreu no Grão-Ducado da Toscana (Itália), a 30 de novembro de 1786. Em Portugal, a iniciativa é promovida pela Comunidade de Sant”Egídio, em colaboração com a Câmara Municipal de Lisboa.