as redes de organizações criminosas fomentam as situações de abusos na indústria pesqueira, denuncia o Vaticano
as redes de organizações criminosas fomentam as situações de abusos na indústria pesqueira, denuncia o VaticanoOs casos de exploração e abuso de centenas de milhares de cidadãos ligados à indústria pesqueira são favorecidos por uma rede de organizações criminosas e indivíduos que exploram as pessoas provenientes de uma situação de pobreza e que procuram desesperadamente um emprego que possa ajudá-los a quebrar esse círculo, denunciam os membros do Conselho Pontifício para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes (CPPMI).
Os membros deste organismo do Vaticano manifestam-se através de uma mensagem para o Dia Mundial da Pesca, que será assinalado na próxima segunda-feira, 21 de novembro. Os elementos do CPPMI frisam que é fundamental que todos os governos ratifiquem a Convenção sobre o Trabalho na Pesca de 2007 (OIT n. º 188), que visa criar um ambiente seguro a bordo dos navios e melhores condições de bem-estar para os pescadores.
Estes responsáveis consideram também necessário que as estruturas católicas, principalmente os agentes ligados ao apostolado do Mar, os capelães e voluntários, estejam vigilantes e intensifiquem a sua presença nos portos de pesca, a fim de identificar e ajudar as vítimas de tráfico humano.
Na mesma mensagem, os membros do CPPMI alertam para a importância da preservação dos recursos naturais marinhos, que se encontram atualmente ameaçados por uma intervenção humana mais preocupada com o lucro do que com o desenvolvimento sustentável.