Problemas verificados em várias partes do mundo estão a ser utilizados para promover ódios e a estigmatização de populações, alerta a diretora-geral da UNESCO
Problemas verificados em várias partes do mundo estão a ser utilizados para promover ódios e a estigmatização de populações, alerta a diretora-geral da UNESCO a crise migratória, a trágica situação dos refugiados e os conflitos armados são problemas que estão a ser utilizados como ferramentas para fomentar o ódio e estigmatizar as minorias, indica Irina Bokova, diretora-geral da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), numa mensagem para o Dia Internacional da Tolerância, assinalado esta quarta-feira, 16 de novembro.
Em declarações à Rádio ONU, Vincent Defourny, diretor de Informação Pública da UNESCO, disse que a tolerância está diretamente associada aos princípios da não-violência. Esse é todo o propósito de todas as agências das Nações Unidas: trabalhar nas coisas que unem a humanidade e não nas coisas que dividem, apontou.
ainda nesta data, a agência das Nações Unidas entrega à organização russa Centro de Tolerância o Prémio UNESCO Mandanjeet Singh para promoção da tolerância e não-violência. Este prémio é atribuído desde 1995 e é uma forma de assinalar o nascimento de Mahatma Ghandi.