O Patriarcado de Lisboa criou um espaço para que as pessoas em sofrimento «existencial e espiritual» possam ser escutadas e receber apoio
O Patriarcado de Lisboa criou um espaço para que as pessoas em sofrimento «existencial e espiritual» possam ser escutadas e receber apoioO primeiro gabinete de escuta em Portugal vai ser apresentado no próximo dia 25 de novembro, pelas 15h30, no local onde estará em funcionamento, a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Lisboa. O novo espaço foi criado pelos responsáveis do Patriarcado de Lisboa para receber e escutar aqueles que se encontram em sofrimento. O serviço é gratuito e disponível a qualquer pessoa, independentemente da sua condição social, sexo ou religião, esclarecem os seus promotores, em comunicado.

Fernando Sampaio, sacerdote e coordenador nacional das Capelanias Hospitalares e membro da dinamização do projeto, destaca a importância dos cidadãos terem um local onde seja possível obterem um acompanhamento na sua dimensão existencial e espiritual, uma vez que a necessidade de ser escutado tornou-se hoje uma verdadeira necessidade social.

Os criadores do espaço referem que são cada vez mais as pessoas tomadas pelo sofrimento devido à perda de um ente querido, a uma doença crónica, uma rutura familiar ou à ausência de sentido para a vida, problemas que os serviços de saúde ou instituições sociais, apesar de consultados, não podem ou não estão vocacionados para resolver. Os encontros de escuta podem ser agendados através do número 213 560 619 ou do email gescuta@gmail.com.