Centenas de menores, de várias partes do mundo, morrem todos os dias devido ao sarampo, «uma doença que é fácil e barato prevenir»
Centenas de menores, de várias partes do mundo, morrem todos os dias devido ao sarampo, «uma doença que é fácil e barato prevenir»O sarampo tira a vida a quase 400 crianças todos os dias, apesar de a vacinação ter contribuído para diminuir o número de mortes em 79 por cento ao longo dos últimos 15 anos, indica um relatório divulgado recentemente.
Temos os instrumentos e o conhecimento para fazer o sarampo passar à história. O que nos falta é a vontade política para alcançar cada criança, esteja ela onde estiver. Sem este compromisso, as crianças vão continuar a morrer de uma doença que é fácil e barato prevenir, refere Robin Nandy, responsável pela imunização na Unicef, citado num comunicado da OMS, UNICEF, aliança para a Vacinação (Gavi) e centros de prevenção e controlo de doenças dos EU a (CDCP), a que a agência Lusa teve acesso.
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Gavi e o CDCP acreditam que as campanhas de vacinação do sarampo e uma maior cobertura da vacinação tenham possibilitado salvar 20,3 milhões de crianças entre 2000 e 2015.
No entanto, o desenvolvimento é desequilibrado. No último ano, cerca de 20 milhões de crianças não foram vacinadas e estima-se que 134 mil tenham morrido devido à doença. Países como a República Democrática do Congo, Etiópia, Índia, Indonésia, Nigéria e Paquistão representam metade das crianças por vacinar e 75 por cento das mortes provocadas por sarampo.