Perante o aumento do número de casos de diabetes, Ban Ki-moon traça um objetivo: levar o apoio necessário a todos estes doentes, que vivem em diversas partes do mundo
Perante o aumento do número de casos de diabetes, Ban Ki-moon traça um objetivo: levar o apoio necessário a todos estes doentes, que vivem em diversas partes do mundoNo Dia Mundial de Combate ao Diabetes, assinalado esta segunda-feira, 14 de novembro, Ban Ki-moon, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), pede mais ações de prevenção da doença e melhorias no sistema de serviços de saúde.
Numa mensagem dedicada a esta data, Ki-moon indica que o objetivo é que todas as pessoas que tenham essa doença debilitante possam receber o apoio que precisam. além disso, o responsável recorda que a diabetes se tem tornado mais comum devido, sobretudo, ao envelhecimento da população e ao aumento da obesidade.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a diabetes é a maior causa de cegueira, problemas renais, ataques do coração, derrames e amputações e tem aumentado de forma mais rápida em países de baixos e médios rendimentos. Dados de 2014 desta agência da ONU revelam que 422 milhões de pessoas vivem com diabetes. Em 1980, os diabéticos eram 108 milhões, um número que quase quadruplicou em pouco mais de três décadas, destaca a organização.