Um órgão de tubos de 1778 e um órgão positivo, ambos instalados em Igrejas, serão utilizados por dois músicos para dar concertos no norte de Portugal
Um órgão de tubos de 1778 e um órgão positivo, ambos instalados em Igrejas, serão utilizados por dois músicos para dar concertos no norte de PortugalO órgão de tubos ibérico da Igreja Matriz de Torre de Moncorvo, que remonta a 1778, vai soar a 8 de dezembro pelas mãos de Pedro Monteiro, coordenador da pós-graduação em Música Sacra na Universidade Católica Portuguesa (Porto). Dias depois, a 10 de dezembro, será Tadeu Filipe, professor de órgão dos conservatórios de Bragança e Vila Real, a dar um concerto no órgão positivo da igreja da sé velha de Bragança.
Em ambos os concertos quatro salmistas da diocese cantarão os quatro salmos do advento, compostos por Ferreira dos Santos, Manuel Faria, azevedo Oliveira e Sobrinho Alves, padre de Bragança-Miranda, informa o Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura. Os recitais serão uma ocasião para a apresentação dos novos membros dos Secretariado Diocesano da Pastoral da Cultura da diocese de Bragança-Miranda.
José Cordeiro, bispo de Bragança-Miranda, considera que o órgão de tubos restaurado em Moncorvo e a expetativa do órgão de tubos da Catedral proporcionam uma feliz oportunidadepara a Pastoral da Cultura ajudar a Igreja a cumprir a sua missão de anunciar ao Evangelho, em ordem ao diálogo e ao encontro dos antigos e dos novos campos de evangelização e situações culturais.
Por sua vez, Fátima Pimparel, diretora do Secretariado da Pastoral da Cultura de Bragança-Miranda, indica que o organismo que dirige procurará ser uma presença ativa na diocese, dialogando com todas as artes, com todas as culturas e se possível até com diferentes religiões, abrindo as comunidades diocesanas sobretudo ao ecumenismo, mas quem sabe até ao diálogo inter-religioso, usando como motor e ponte do diálogo todas as expressões culturais e artísticas.