Especialistas nacionais e estrangeiros ligados ao setor da arte sacra vão orientar um congresso em Beja que visa apoiar os «artistas emergentes»
Especialistas nacionais e estrangeiros ligados ao setor da arte sacra vão orientar um congresso em Beja que visa apoiar os «artistas emergentes»O colóquio internacional Europae Thesauri 2017 realiza-se em Portugal esta sexta-feira, 11 de novembro. O encontro vai levar à cidade de Beja figuras de referência da arte sacra, oriundos de diversos países da Europa, informam os serviços de comunicação do município anfitrião.

O evento será uma ocasião par dar a conhecer aos participantes algumas das mais interessantes iniciativas levadas a cabo, durante a última década, em diferentes pontos do território europeu, no âmbito do conhecimento científico e da valorização dos monumentos e museus religiosos e das suas coleções.

além disso, o colóquio internacional será uma oportunidade para fazer um ponto da situação de um setor que regista grandes desafios, sobretudo no que concerne à segurança contra o furto e o vandalismo, mas que é responsável por um crescimento significativo dos fluxos turísticos. Outro assunto a abordar diz respeito ao incremento do diálogo entre a arte do passado e a criação contemporânea e o apoio aos artistas emergentes.

a participação no evento é livre, mediante inscrição para o endereço eletrónico dpdb@sapo.pt. O colóquio é organizado por Europae Thesauri – association Internationale des Trésors et Musées d’Église, em parceria com o Departamento do Património Histórico e artístico da diocese de Beja, o Município de Beja e o Centro UNESCO para a arquitetura e a arte Religiosas.