Maria João avillez vai marcar presença no aniversário do «Big Clube» de Estarreja, que tem contribuí­do para a integração de crianças e jovens em risco ao longo dos seus 14 anos de atividade
Maria João avillez vai marcar presença no aniversário do «Big Clube» de Estarreja, que tem contribuí­do para a integração de crianças e jovens em risco ao longo dos seus 14 anos de atividadeO segundo encontro do projeto social Big Clube, de Estarreja, em aveiro, realiza-se este sábado, 5 de novembro, para festejar o seu 14. º aniversário. Entre outras figuras, deverá participar nas comemorações a escritora e jornalista Maria João avillez, em representação da associação Dom Pedro V, que se dedica a projetos educativos para menores desfavorecidos e que apoia financeiramente o Big Clube há três anos.
Criado em 2002 para combater a pobreza e os comportamentos de risco através da educação, o Big Clube é um local de ocupação de tempos livres para menores do bairro social da Teixugueira, com idades compreendidas entre os dez e os 16 anos, sem retaguarda familiar ou provenientes de famílias disfuncionais.
as suas atividades decorrem no rés-do-chão do bloco n. º 236 do Bairro da Teixugueira, freguesia de Beduído, em instalações cedidas pela Câmara Municipal de Estarreja em regime de comodato, e que suporta as despesas de água e luz. O espaço está equipado com recursos materiais em áreas como a leitura, fotografia, culinária, expressão plástica, jogos, desporto, dança, horticultura e novas tecnologias da comunicação.
Desde o seu início, esta iniciativa permitiu a integração de 103 crianças e jovens em risco, indica a agência Lusa. O Big Clube foi fundado no âmbito do Projeto família – Programa de luta contra a pobreza de Estarreja, e é promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Estarreja.