O túmulo de Cristo foi aberto pela primeira vez em cinco séculos e será alvo de restauração por profissionais gregos
O túmulo de Cristo foi aberto pela primeira vez em cinco séculos e será alvo de restauração por profissionais gregos a laje de mármore que cobre o local onde os cristãos acreditam que o corpo de Jesus foi depositado, foi aberta em Jerusalém, pela primeira vez em cinco séculos, por uma equipa responsável pelo restauro do túmulo de Cristo, na Basílica do Santo Sepulcro, revelou a National Geographic, que acompanha a intervenção na edícula, uma estrutura construída no século XIX para proteger o espaço, aberto aos visitantes de forma limitada.
No início do ano, o patriarca Ortodoxo de Jerusalém e a Custódia da Terra Santa (Igreja Católica) tinham já anunciado que o túmulo de Cristo iria ser restaurado. Os resultados de um estudo científico tinham já dado conta da existência de sérios problemas de humidade ligados à condensação da respiração dos visitantes e também de oxidação devido ao fumo das velas.
Este restauro está a ser possível graças a um acordo alcançado entre as três principais confissões responsáveis pela Basílica do Santo Sepulcro – Ortodoxa-grega, Latina e arménia. Os trabalhos foram atribuídos a uma equipa grega dirigida por antonia Moropoulo, docente da Universidade Técnica Nacional de atenas.