O número daqueles que rumam a Santiago de Compostela através do caminho português quase duplicou entre 2011 e 2015. a candidatura do trajeto a Património da Humanidade é uma hipótese
O número daqueles que rumam a Santiago de Compostela através do caminho português quase duplicou entre 2011 e 2015. a candidatura do trajeto a Património da Humanidade é uma hipótese O caminho português para Santiago de Compostela está a crescer e a quantidade daqueles que o percorrem também. as estatísticas da Oficina de Peregrinaciones da Catedral de Santiago mostram que em 2011 o caminho português tinha sido percorrido por cerca de 22 mil peregrinos, número que, em 2015, ultrapassou os 43 mil.
É um crescimento muito significativo, já que, em termos globais, o nosso caminho já representa cerca de 16 por cento do número de peregrinos que chega a Santiago, e que já ultrapassa os 260 mil, realçou José Luís Sanches, presidente da associação de Peregrinos Via Lusitana, em declarações à agência Lusa.
Contudo, para o responsável, o caminho português tem ainda uma grande margem de progressão. Factores como a paisagem, o acolhimento e a gastronomia são características que, na opinião de José Luís Sanches, devem ser consideradas pelas entidades que estejam a ponderar ou a trabalhar na marcação destes trajetos.
O responsável recorda que boa parte do trabalho já está feito, mas é necessário partir para uma estratégia que contribua para tirar melhor partido do percurso e que crie condições para uma candidatura do caminho português a Património da Humanidade. Esta é, aliás, uma ideia que José Luís Sanches pretende expor durante o encontro intermunicipal Caminhos Portugueses de Santiago – Caminho Nascente e Caminho Torres entre o Tejo e Douro, que se realizada sexta-feira, 28 de outubro, na Covilhã.