Terço oficial do Santuário de Fátima inspira-se no património artístico de Fátima e já está acessível aos fiéis
Terço oficial do Santuário de Fátima inspira-se no património artístico de Fátima e já está acessível aos fiéisO Santuário de Fátima apresentou o seu terço oficial na manhã desta terça-feira, 25 de outubro. a peça fica à venda a partir de hoje nas lojas do local de culto da Cova da Iria, e é constituída por um conjunto de elementos simbólicos que aludem às aparições e ao património de Fátima.

Em conferência de imprensa, Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, caracterizou a nova peça como transbordante de luz, e explicou esta apresenta as contas das ave-marias em cor azul, símbolo de Nossa Senhora, e as contas do Pai-nosso em dourado, símbolo da aliança entre Deus e os homens. as várias contas estão dispostas sobre uma cadeia, também ela dourada, imagem do caminho de luz que transfigura o ser humano à imagem do Criador. a figuração que constitui o terço remete para o património artístico de Fátima, estando presente a Imagem de Nossa Senhora de Fátima, venerada na Capelinha das aparições, e o conjunto escultório da aparição do anjo aos pastorinhos, implantado na Loca do Cabeço. Faz também parte da nova peça um relevo da coroa preciosa de Nossa Senhora de Fátima. a rematar o conjunto está a Cruz alta, do recinto de oração do Santuário de Fátima.

aos jornalistas, Carlos Cabecinhas explicou que o terço oficial do santuário foi criado em 2010, a partir de um concurso lançado pelo local de culto mariano, sendo da autoria da Casa Leitão & Irmão, antigos Joalheiros da Coroa. O primeiro exemplar deste terço oficial, feito em ouro, com as contas dos pai-nossos no mesmo metal e as das ave-marias em topázio, foi oferecido ao Papa Bento XVI, a 12 de maio de 2010.

ao Papa Francisco, foi oferecido outro exemplar, a 12 de outubro de 2013. Desde 2013, é também este terço, na versão de cristal de rocha, que está na escultura de Nossa Senhora de Fátima venerada da Capelinha das aparições, e, desde a visita da Imagem Peregrina às dioceses portuguesas, é também este o terço que se encontra nas mãos da Virgem Peregrina, assinalou o reitor.

No entanto, Carlos Cabecinhas salientou que até agora, o terço oficial do Santuário de Fátima não era acessível à generalidade dos peregrinos. Por isso, é com grande alegria que é agora apresentada esta peça, em versão acessível. Quisemos que o terço, não sendo de metais preciosos, apresentasse grande qualidade, destacou o sacerdote.

Carlos Cabecinhas frisou que o terço é, desde os primórdios da vida do santuário, o mais expressivo atributo do peregrino de Nossa Senhora de Fátima. Nesse sentido, os responsáveis pelo local de culto da Cova da Iria, desejavam que o terço do santuário estivesse à disposição dos peregrinos nesta data tão significativa do centenário das aparições. a nova peça tem o custo de 13 euros.