a porta-voz da campanha «Fruta Tropical Justa» vai deslocar-se a solo português para mostrar a importância do consumo responsável
a porta-voz da campanha «Fruta Tropical Justa» vai deslocar-se a solo português para mostrar a importância do consumo responsávelPara alertar para a importância dos direitos humanos e ambientais na produção e consumo responsáveis, vai estar em Portugal, de 31 de outubro a 4 de novembro, Kozel Fraser, porta-voz dos produtores e trabalhadores da campanha internacional Fruta Tropical Justa e também coordenadora de uma das organizações parceiras do projeto, a associação de agricultores das Ilhas Windward (WINFa).

Durante o período em em solo português, Kozel Fraser vai contactar com o grupo Jerónimo Martins, um dos principais retalhistas em Portugal. além disso, a responsável irá conhecer as escolhas dos consumidores de língua portuguesa na Consumare (Organização Internacional de associações de Consumidores de Língua Portuguesa).

a visita da especialista será também uma ocasião para abordar os direitos dos trabalhadores e perceber, através da Plataforma Portuguesa das ONGD”s, de que forma é que sociedade civil está a promover em Portugal práticas de comércio justas para a fruta tropical, em particular a banana, informam os responsáveis pela iniciativa, em comunicado.

ainda no decorrer da sua visita, Kozel Fraser participará no seminário internacional autarquias locais rumo a 2030: Diálogos para o desenvolvimento, que terá lugar na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, dia 4 de novembro, a partir das 09h30. a entrada é livre, mas sujeita a inscrição.

O projeto Fruta Tropical Justa – Promover as frutas tropicais justas no ano Europeu para o Desenvolvimento e pós-2015 é financiado pela União Europeia (UE) e promovido em Portugal pelo Instituto Marquês de Valle Flôr. a iniciativa tem em vista a adoção na UE de práticas comerciais justas em toda a cadeia de abastecimento das frutas tropicais.