«Obras de referência da história do cinema» vão rodar em dezenas de espaços de culto do algarve. as exibições são «oportunidades únicas e irrepetí­veis para todos os espectadores», assegura a organização
«Obras de referência da história do cinema» vão rodar em dezenas de espaços de culto do algarve. as exibições são «oportunidades únicas e irrepetí­veis para todos os espectadores», assegura a organizaçãoVinte e dois filmes vão ser exibidos em igual número de igrejas do algarve de 10 de novembro a 12 de maio do próximo ano, no âmbito da iniciativa Video Lucem (vejo a luz, em português). O programa delineado oferece um conjunto de obras de referência da história do cinema, frisam os organizadores.

Serão exibidos filmes intemporais e essenciais por si só, mas cujo enquadramento e a relação que instituem, quer entre si, quer com cada uma das Igrejas que os acolhe, constituirão oportunidades únicas e irrepetíveis para todos os espectadores.

O evento é organizado pelo Cineclube de Faro, em parceria com a diocese do algarve, através dos setores da Pastoral do Turismo e da Pastoral da Cultura. Para a diocese do algarve, esta é a concretização de uma vocação antiga da Igreja, ao permitir o estabelecimento de uma melhor compreensão das obras artísticas no espaço religioso.
O ciclo de cinema vai permitir conhecer igrejas com um valor patrimonial e histórico incomensurável, bem como apreciar a ligação do espaço. Duas das sessões agendadas serão cine-concertos, com filmes acompanhados por momentos musicais.