Perante os casos de alunos que não lancham nem tomam pequeno-almoço, uma associação passou a entregar fruta nas escolas portuguesas. a iniciativa arrancou o ano passado e agora vai beneficiar mais crianças
Perante os casos de alunos que não lancham nem tomam pequeno-almoço, uma associação passou a entregar fruta nas escolas portuguesas. a iniciativa arrancou o ano passado e agora vai beneficiar mais crianças a missão Um quilo de ajuda, que oferece semanalmente fruta a crianças desfavorecidas, vai este ano letivo duplicar o número de beneficiários. O projeto solidário nasceu no ano passado porque muitos professores alertaram para a existência de alunos que não lancham nem tomam pequeno-almoço, explicou Mário Silva, presidente da associação Portuguesa contra a Obesidade Infantil (aPCOI), responsável pela iniciativa.
No último ano letivo, a iniciativa beneficiou 207 alunos (dos 2. 263 candidatos) com cabazes de fruta. Este ano, o projeto deverá chegar a pelo menos 400 crianças. De acordo com Mário Silva, os cabazes de fruta começam a ser distribuídos a partir de fevereiro e cheios todas as semanas com fruta variada e da época. até lá, decorrerá o período de candidaturas e avaliação.
Nas turmas beneficiadas, as crianças com mais recursos económicos serão incentivadas a levar a sua própria fruta e até a contribuir para o cabaz, conforme explicou o presidente da aPCOI, em declarações à agência Lusa. Na próxima sexta-feira, 21 de outrubro, dezenas de figuras públicas e voluntários vão reunir-se no Casino do Estoril, em Cascais, para criarem um logótipo humano em forma de maçã, no âmbito da festa de lançamento da lancheira solidária Heróisda Fruta – Missão um quilo de ajuda.