O resultado de uma campanha solidária servirá para levar cuidados essenciais a população haitiana afetada pelo furacão Matthew. a consequência «mais dura» do tufão é a fome, aponta frei Sérgio Defendi
O resultado de uma campanha solidária servirá para levar cuidados essenciais a população haitiana afetada pelo furacão Matthew. a consequência «mais dura» do tufão é a fome, aponta frei Sérgio Defendi a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Cáritas Brasileira lançaram uma campanha para angariar fundos para as vítimas do furacão Matthew, que atingiu o Haiti no passado dia 4 de outubro. a quantia doada pelos cidadãos será usada para assegurar o fornecimento de água potável, alimentos, cobertores, kits de higiene, lonas e tendas à população afetada.

além disso, a verba angariada será utilizada para reconstruir casas, escolas e outras estruturas que contribuam para oferecer melhorar condições de vida à população. a passagem do furação no Haiti deixou o Sul do país em ruínas. Os caminhos conhecidos parecem lugares estranhos, pois a paisagem mudou completamente. Muitas casas desabaram completamente, relata frei Sérgio Defendi.

Num comunicado enviado à Rádio Vaticano, o religioso descreve as consequências do furacão no local onde reside. Das nossas construções em abacou, vila onde moro há seis anos, o posto de saúde ficou praticamente sem zinco. Já na escola de informática a ruína foi maior, pois além de levar o zinco, estragou muitos computadores, arrancou janelas, derrubou e quebrou mesas e armários. Duas igrejas da nossa paróquia caíram. Das outras duas, construídas recentemente, e por isso mais sólidas, uma teve parte do telhado arrancado e da outra só sobraram os muros.

Destruição de urbanística à parte, frei Sérgio Defendi alerta para o efeito mais grave provocado pela passagem do furacão. a consequência mais dura vai ser e já está a ser a fome. Muita fome, bastante fome, escreve. Estima-se que um milhão de pessoas tenham sido afetadas pelo tufão.