Voluntários vão colaborar na plantação de espécies vegetais apropriadas ao ambiente dunar, para aumentar a retenção de areias na Figueira da Foz
Voluntários vão colaborar na plantação de espécies vegetais apropriadas ao ambiente dunar, para aumentar a retenção de areias na Figueira da FozPara alertar a população para a necessidade de conservar os sistemas dunares, os responsáveis pela Quercus – associação Nacional de Conservação da Natureza estão a organizar, com o apoio de voluntários, uma ação de plantação de espécies vegetais adaptadas ao ambiente dunar, de forma a aumentar a retenção de areias e mitigar a erosão.

Esta atividade vai decorrer na Costa de Lavos, na Figueira da Foz, uma área que tem sido sujeita, nos últimos anos, a episódios erosivos acentuados, como as tempestades do início de 2014, que afetaram a zona costeira a sul da região, explicam os responsáveis pela iniciativa, em comunicado.

a plantação será realizada com estorno (ammophila arenaria), uma planta autóctone adequada ao objetivo desejado. Esta planta, uma das primeiras a colonizar as dunas primárias formadas pela ação do vento, contribui com as suas raízes para a estabilização das areias e para o estabelecimento de outras espécies pioneiras, explicam os promotores da ação.

Está prevista a plantação de mais de 1200 pés desta espécie, que serão alvo de monitorização posterior, revelou a Quercus esta semana. a atividade será levada a cabo com o aval da agência Portuguesa do ambiente, e resulta de uma parceria entre a Quercus e a Grace – associação de Responsabilidade Social Empresarial. a comunidade local estará envolvida na iniciativa, através da colaboração da Casa dos Pescadores da Costa de Lavos.