a chegada do inverno deverá prejudicar os cidadãos da Coreia do Norte que perderam as suas habitações devido às fortes chuvas que caí­ram sobre o país. as organizações não governamentais pedem a «intervenção da comunidade internacional»
a chegada do inverno deverá prejudicar os cidadãos da Coreia do Norte que perderam as suas habitações devido às fortes chuvas que caí­ram sobre o país. as organizações não governamentais pedem a «intervenção da comunidade internacional»Os responsáveis das agências humanitárias chamam a atenção para a possibilidade de um segundo desastre na Coreia do Norte, devido à chegada do inverno, uma vez que ainda existem dezenas de milhares de pessoas sem casa por causa das cheias. Nos passados meses de agosto e de setembro, mais de 130 pessoas morreram e quase 70 mil cidadãos perderam as suas habitações devido às inundações na província de North Hamgyong.
Em comunicado, a organização Save the Children e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) referem que as áreas afetadas pelas inundações vão começar a sofrer temperaturas abaixo de zero a partir do fim de outubro, à medida que o longo e amargo inverno decorre.
Paolo Fattori, diretor da organização Save the Children para a Coreia do Norte, apela às doações antes da chegada do inverno. a situação neste momento é urgente e numa escala enorme, que não é vista aqui há décadas. É por isso que precisamos da intervenção da comunidade internacional, disse.
as agências pedem 28,2 milhões de dólares para a assistência imediata e a longo prazo, incluindo reparação de sistemas de água e disponibilização de bens diários como comida, “kits” de higiene e abrigo. a Cruz Vermelha repetiu este apelo à ação urgente antes da chegada do inverno. Contudo, apenas 11 por cento dos 15,5 milhões de dólares que a organização pediu para uma campanha de emergência foram alcançados.