Uma associação sem fins lucrativos portuguesa criou uma plataforma digital gratuita para promover o ensino musical nas escolas
Uma associação sem fins lucrativos portuguesa criou uma plataforma digital gratuita para promover o ensino musical nas escolas Cantar Mais é nome de um novo site que fornece, de forma gratuita, a professores e alunos, mais de uma centena de canções com arranjos e instrumentações originais. a plataforma digital foi lançada pela associação Portuguesa de Educação Musical (aPEM), que também se encontra a organizar workshops gratuitos, para sensibilizar os professores para a importância de cantar.
as canções encontram-se organizadas em oito categorias: tradicionais, de autor, do mundo, música antiga, fado, países de língua oficial portuguesa, cante e teatro musical/ciclo de canções. Num comunicado enviado à agência Lusa, a direção da associação sem fins lucrativos recorda que a maior parte dos educadores e professores tem pouco contacto com a música durante o seu percurso formativo.
É normal que depois não desenvolvam atividades nesta área, com a confiança e conhecimentos necessários. Desde o início do projeto que vamos a escolas em diversas regiões do país apresentar esta ferramenta, e o “feedback” tem sido muito positivo, com várias turmas já a utilizar o “Cantar Mais“, explica a aPEM, que conta com o apoio da Direção-Geral de Educação e é financiada pela Fundação Calouste Gulbenkian.