Levar uma manta e colocar sobre ela objetos que possam ser trocados. é esta a proposta dos organizadores de um mercado de trocas para crianças e jovens
Levar uma manta e colocar sobre ela objetos que possam ser trocados. é esta a proposta dos organizadores de um mercado de trocas para crianças e jovens a 17a edição do Mercado de Trocas para Crianças e Jovens em Coimbra vai realizar-se no próximo dia 4 de junho, a partir das 10h00, no Observatório Geofísico e astronómico da Universidade de Coimbra. Para participarem, as crianças e jovens devem levar objetos como brinquedos, jogos didáticos, de computador, livros, materiais escolares e uma pequena manta para os expor.

a iniciativa é promovida pela Casa da Esquina e conta com o apoio do Grupo de Estudos sobre Economia Solidária do Centro de Estudos Sociais (CES) e de investigadores do mesmo centro. através desta experiência, os seus promotores pretendem desprender as trocas de um modelo capitalista de atribuição de valor, valorizando a emergência de outras formas de pensar a organização da vida económica.

além disso, a atividade questiona a acumulação e a concentração de bens, presenciadas já de maneira preocupante nos hábitos infantis e juvenis de consumo. O mercado de trocas é ainda uma atividade que rebate a ideia dominante de que só as coisas novas têm valor e servem para divertir.