Um «vasto leque de especialistas de reconhecido mérito» vai participar num seminário de reflexão sobre a crise dos refugiados na Europa, que vai olhar para esta conjuntura enquanto situação geradora de traumas
Um «vasto leque de especialistas de reconhecido mérito» vai participar num seminário de reflexão sobre a crise dos refugiados na Europa, que vai olhar para esta conjuntura enquanto situação geradora de traumasNuma altura em que a Europa se confronta com as consequências de um fenómeno migratório de grandes dimensões, realiza-se o seminário Os refugiados, a crise e os traumas, no próximo dia 18 de maio, a partir das 10h00, no auditório 3 da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. as inscrições são gratuitas.

O colóquio é organizado pelo Centro de Trauma e pelo Observatório sobre Crises e alternativas do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra. O seminário vai incidir sobre a ambivalência na resposta dos povos e dos países da Europa perante o drama dos refugiados que procuram o velho continente e a intervenção psicossocial nestes contextos potencialmente traumáticos, informa o CES, em comunicado.

O debate contará presença de um vasto leque de especialistas de reconhecido mérito como Bruno Brito, da associação Portuguesa de apoio à Vítima (aPaV), Diana araújo, da Cruz Vermelha Internacional, Marco Ramos, psicólogo docente da Universidade de aveiro, Margarida Marques, Secretária de Estado dos assuntos Europeus, Miguel arriaga, da Direção Geral de Saúde, e Teresa Tito de Morais Mendes, presidente do Conselho Português para os Refugiados.