O novo presbitério do Santuário de Fátima está concluí­do. Caberá ao bispo de Leiria-Fátima presidir à cerimónia da dedicação da obra, que é «completamente nova»
O novo presbitério do Santuário de Fátima está concluí­do. Caberá ao bispo de Leiria-Fátima presidir à cerimónia da dedicação da obra, que é «completamente nova» a celebração da dedicação do novo altar do presbitério do recinto de oração do Santuário de Fátima realiza-se este domingo, 8 de maio, pelas 11h00. a cerimónia será presidida por antónio Marto, bispo da diocese de Leiria-Fátima.

O novo presbitério, que inclui o altar, é uma construção completamente nova, desenhada por alexandros Tombazis, arquiteto grego igualmente responsável pelo projeto da Basílica da Santíssima Trindade, destacam os serviços de comunicação do Santuário de Fátima, em comunicado.

Da obra faz parte o altar, o ambão, a cruz, o local da Imagem de Nossa Senhora de Fátima, o lugar da sede presidencial, que passará a ficar no eixo da assembleia e assim mais central em relação ao recinto, e uma cobertura para proteção das condições meteorológicas, em fibra de vidro.

O espaço terá capacidade para 120 concelebrantes, e desce 2,4 metros na escadaria face ao antigo, tornando-se assim mais próximo da assembleia. Opresbitério foi também desenhado para ser entendido como uma obra de arte e conseguir uma integração harmónica no espaço envolvente. a nova estrutura substitui agora o presbitério que marcava o Santuário de Fátima desde 1982.