O padre Tomas Halí­k, defensor das liberdades religiosas e culturais e responsável pela «universidade subterrânea», desloca-se a Portugal para refletir sobre «O Regresso de Deus»
O padre Tomas Halí­k, defensor das liberdades religiosas e culturais e responsável pela «universidade subterrânea», desloca-se a Portugal para refletir sobre «O Regresso de Deus»O teólogo checo Tomas Halík está em Portugal e vai conduzir a conferência O Regresso de Deus, em Lisboa, esta terça-feira, 3 de maio. a palestra, organizada pela editora Paulinas, terá lugar no grande auditório da Culturgest, a partir das 18h30. a entrada é livre.

O orador é conhecido por ter arriscado a prisão por defender as liberdades religiosas e culturais após a invasão do seu país por parte da União Soviética. Desde então tornou-se um dos mais destacados advogados do diálogo entre diferentes pertenças religiosas e não crentes, destacam os responsáveis pela iniciativa.

Condenado em 1972 como inimigo do regime por parte do governo comunista, Halík, atualmente com 67 anos de idade, passou quase duas décadas a organizar e construir uma extensa rede secreta de académicos, teólogos, filósofos e estudantes dedicada a cultivar os alicerces intelectuais e espirituais para o Estado democrático que ele e outros desejavam. Foi o tempo da “universidade subterrânea” e da “Igreja subterrânea”.

Esses anos de trabalho de campo e de aconselhamento a líderes que combatiam pela libertação, como Václav Havel, primeiro presidente da República Checa, e o cardeal FrantisÌŒek TomásÌŒek ajudaram a então Checoslováquia na transição para a democracia, após a “Revolução de Veludo” de 1989.