a mulher do ativista e blogger saudita Raif Badawi, condenado a uma pena de dez anos de prisão e 1000 chicotadas, participa numa conferência em Lisboa, via Skype
a mulher do ativista e blogger saudita Raif Badawi, condenado a uma pena de dez anos de prisão e 1000 chicotadas, participa numa conferência em Lisboa, via SkypeO caso de Raif Badawi e o problema da repressão e violações de direitos humanos na arábia Saudita estão em debate esta sexta-feira, 29 de abril, a partir das 15h00, no auditório 1, Torre B, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. a iniciativa é organizada pelo grupo de estudantes da amnistia Internacional (aI) da instituição.

a conferência vai contar com a participação, via Skype, de Ensaf Haidar, mulher do blogger e ativista condenado, de ana Gomes, eurodeputada que abordará o desenvolvimento do caso de Raif Badawi no Parlamento Europeu, de ana Santos Pinto, professora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Nova, e de Susana Gaspar, presidente da aI Portugal.

Raif Badawi foi condenado a dez anos de prisão, 1000 chicotadas, e a uma multa de um milhão de riais (cerca de 225 mil euros), por um tribunal de Jidá, a 7 de maio de 2014, pelo simples exercício de liberdade de expressão, destaca a aI. a justiça da arábia Saudita visou-o criminalmente por ter criado um fórum de discussão online aberto ao debate público, onde as autoridades consideram que foi insultado o Islão.