O Centro Nacional de Cultura propõe um curso livre sobre os Caminhos de Santiago, para analisar as expressões artí­sticas que marcam os trajetos que levam os peregrinos até ao túmulo do apóstolo Tiago
O Centro Nacional de Cultura propõe um curso livre sobre os Caminhos de Santiago, para analisar as expressões artí­sticas que marcam os trajetos que levam os peregrinos até ao túmulo do apóstolo TiagoOs Caminhos de Santiago motivam uma formação em Lisboa.com o nome Caminhos de Santiago: a arte dos primeiros construtores – séc. XII-XV, vai realizar-se um curso livre, constituído por oito sessões a decorrer às quartas-feiras, das 18h30 às 20h00, no Centro Nacional de Cultura, promotor da iniciativa. O formação arranca já na próxima quarta-feira, 27 de abril, prolongando-se até 15 de junho.
O curso vai abordar temasrelacionados com alguns dos principaismonumentos medievais dos Caminhosde Santiago, uma vez que nos percursos até ao túmulo do apóstolo foram construídos mosteiros, catedrais, igrejas,albergues, pontes.
as obra erguidas são considerados verdadeiros “laboratórios artísticos” onde arquitetos,escultores, pintores, [e] ourives de váriasorigens () experimentaram novasformas, novos temas, novas estéticas,lê-se no texto de apresentação da iniciativa.
Nesse sentido, os participantes serãosensibilizados para a importância dodesenvolvimento da arte produzidasnesses séculos iniciais e pujantes daformação dos Caminhos de Santiago(séculos XI-XIV) e da sua ligação estreitaàs correntes religiosas, às alterações socioeconómicas, mas também aosmedos e desejos mais profundos dohomem comum. a formação conta com a coordenação de Carla Varela Fernandes e Paulo almeida Fernandes.