O objetivo de alimentar o mundo de forma saudável e adequada, através de métodos corretos, estará em análise durante uma mesa-redonda, em Coimbra
O objetivo de alimentar o mundo de forma saudável e adequada, através de métodos corretos, estará em análise durante uma mesa-redonda, em Coimbra a alimentação é o motivo de uma reunião entre três especialistas da área na cidade de Coimbra. a mesa-redonda Lutas camponesas e a reinvenção do sistema alimentar mundial: a Via Campesina e o paradigma da soberania alimentar realiza-se na próxima segunda-feira, 18 de abril, a partir das 16h30, na Sala 1, do Centro de Estudos Sociais (CES).

Os organizadores da iniciativa salientam, em comunicado, que o sistema alimentar e agrícola mundial é ineficiente e insustentável, sendo prova disso a recente crise alimentar mundial, caracterizada pela subida dos preços dos alimentos.

O encontro será uma ocasião para olhar para o trabalho da Via Campesina, o maior movimento social internacional do campo, que tem denunciado, nos últimos anos, a insustentabilidade do sistema alimentar e propondo a sua reinvenção.

Esta iniciativa é uma forma de assinalar o Dia Mundial das Lutas Camponesas. a data recorda o assassinato de 19 camponeses em Eldorado dos Carajás (Brasil), a 17 de abril de 1996, massacrados pelas forças policiais, quando se manifestavam para exercer pressão sobre o governo para realizar a reforma agrária.