Cidadãos de etnia cigana surgem em cartazes para quebrar discriminações negativas associadas a estas comunidades
Cidadãos de etnia cigana surgem em cartazes para quebrar discriminações negativas associadas a estas comunidadesPara desconstruirestereótipos e assinalar o Dia Internacional do Cigano, comemorado a 8 de abril, a Rede anti Pobreza (EaPN) em Portugal lançou a campanha Discriminação é falta de educação.

a iniciativa tem como ponto de partida os discursos que legitimam o desenvolvimento de atitudes de discriminação face às comunidades ciganas. através desta campanha, os seus promotores pretendem desmistificar essas ideias, que são quase sempre negativas.

Para a EaPN esse tipo de discursos enraizados na sociedade portuguesa constituem o maior entrave à inclusão destas comunidades e contribuem ainda para a manutenção de preconceitos negativos que alimentam a discriminação social e as suas maléficas consequências.

Este trabalho de sensibilização e de informação é fundamental para a coesão social e a promoção da dignidade de todos os seres humanos, ultrapassando também o sentimento de desconfiança e de receio que existe por parte dos vários cidadãos, lê-se num comunicado da EaPN.
a campanha materializa-se através de sete cartazes e de um vídeo com mensagens emitidas por cidadãos de etnia cigana que trabalham ou estudam. a segunda fase da campanha será conhecida de 16 a 20 de maio, no Porto, e contempla o lançamento do livro e da respetiva exposição fotográfica O Singular do Plural.