Esta Semana Santa, foi colocada uma estátua de Jesus, na entrada da Elemosineria apostólica, no pátio de Santo Egídio, no Vaticano, representado como um sem-abrigo em tamanho natural deitado num banco
Esta Semana Santa, foi colocada uma estátua de Jesus, na entrada da Elemosineria apostólica, no pátio de Santo Egídio, no Vaticano, representado como um sem-abrigo em tamanho natural deitado num banco a obra é da autoria do escultor canadiano Timothy P. Schmalz e representa Cristo deste modo original após ter visto, durante as festas de Natal, um sem-abrigo que dormia num banco ao ar livre. Quando vemos os marginalizados, devemos ver Jesus Cristo, escreveu o artista. Na pessoa do pobre e dos últimos estão o rosto e a presença do Cristo: Cada vez que fizestes o bem a um desses meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizestes (Mt 25, 40).
O autor desta obra teve a oportunidade de a apresentar ao Papa Francisco, ainda em miniatura, em Novembro de 2013, durante uma audiência geral na Praça de São Pedro. Quando o Santo Padre viu a obra, tocou-a nos joelhos e nos pés e rezou. O Papa Francisco está fazendo propriamente isso, aproximar-se dos marginalizados, disse o autor à imprensa dos Estados Unidos.
a estátua agora doada à Elemosineria apostólica, por iniciativa do próprio autor, é feita de bronze e o primeiro exemplar foi colocado em 2013 em Toronto, no Canadá, no Regis College, Faculdade Teológica dos jesuítas. Vários outros exemplares já foram colocados em diversos lugares no mundo: austrália, Cuba, Índia, Irlanda, Espanha e EUa. alguns contatos estão em andamento para a colocação do Jesus sem-abrigo também em muitos outros lugares (África do Sul, argentina, Brasil, Chile, México, Polônia… ). a estátua colocada na entrada da Elemosineria foi doada por um patrocinador canadiano, que foi o primeiro a custear obras de Schmalz, quando este tinha apenas 20 anos.

O Papa Francisco usa os simbolismos no sentido de alertar para a dura realidade, que por vezes nos passa ao lado. a estátua agora colocada no Vaticano é mais uma forma de chamar a atenção de todos para os sem-abrigo que pululam em Itália, como por todo o Mundo. Mas Francisco está atento à realidade e tal como criticou energicamente os fundamentalismos e a Europa que olha para os refugiados de uma forma ambígua, não esqueceu os sem-abrigo durante as comemorações da Páscoa. Na noite de sexta-feira Santa, enquanto decorria a Via Sacra no Coliseu, o responsável do Vaticano pelo acompanhamento dos sem-abrigo, em conjunto com vários voluntários, andou pelas ruas de Roma e distribuiu sacos-cama pelas pessoas que dormiam na rua. Segundo relata a Santa Sé, este é um pequeno presente do Papa, mas certamente muito apreciado por aquelas pessoas que quase nada têm para se proteger das agruras do tempo.

São estes simbolismos que têm marcado o pontificado de Francisco, mas na prática não é mais que dar a conhecer a verdadeira face da Igreja solidária que todos desejamos, especialmente para os mais fracos. a justiça, fraternidade, solidariedade, em suma o amor pelo próximo, não são palavras vãs no coração do Papa, pelo contrário, ele sente e transmite o verdadeiro espírito de Cristo ressuscitado que agora comemoramos. Se a morte de Cristo foi um ato de amor para nos permitir participar também da sua ressurreição, então é nossa obrigação olhar para o próximo, aquele que nos rodeia perto ou longe, e darmos também um sinal e estender a mão àqueles que precisam. Santa Páscoa para todos.