Concertos, conferências, celebrações religiosas, uma exposição e um curso breve vão intensificar a vivência da Quaresma e da semana santa em Guimarães
Concertos, conferências, celebrações religiosas, uma exposição e um curso breve vão intensificar a vivência da Quaresma e da semana santa em GuimarãesO primeiro Festival Internacional de Música Religiosa de Guimarães vai realizar-se de 13 a 26 de março e conta com mais de uma dezena de concertos e outras iniciativas. O evento é organizado pelo Município e pela Santa Casa da Misericórdia de Guimarães.
Este projeto visa concentrar na Semana Santa um conjunto de concertos, todos no espírito daquela música religiosa, beneficiando do tempo de lazer (férias) e de um declarado clima de espiritualidade, pelo menos, latente na sociedade ocidental, lê-se no texto de apresentação da iniciativa.
O programa do festival contempla um recital de órgão e a atuação de grupos como Capella Musical Cupertino de Miranda, Coro Vilancico, Orquestra de Guimarães, Coro da academia de Música Valentim Moreira de Sá, Coro Solemnis, Orquestra Barroca da Casa da Música, Banda Musical de Pevidém, Grupo Coral de azurém, Ensemble Elyma e Orquestra académica da Universidade do Minho e Coro de alunos da licenciatura em Música da mesma instituição.
Caberá a Jorge Ortiga, arcebispo de Braga, presidir a uma missa que contará com a participação da Orquestra de Sopros da academia Valentim Moreira de Sá e de vários grupos corais, com mais de uma centena de coralistas. Os diversos concertos vão decorrer na Igreja de Santo antónio dos Capuchos, Igreja de São Francisco, Centro Cultural Vila Flor e Igreja de Nossa Senhora da Oliveira.
Paralelamente ao ciclo de concertos terá lugar no Museu de alberto Sampaio a exposição a Paixão em Guimarães. além disso, vão realizar-se várias conferências e celebrações religiosas como a procissão dos Santos Passos, a via-sacra e a procissão do Enterro do Senhor.