O Santuário de Fátima vai inaugurar o órgão da basílica de Nossa Senhora do Rosário com a estreia mundial de uma obra do compositor português João Pedro Oliveira, num concerto interpretado pelo organista titular da Catedral de Notre-Dame de Paris
O Santuário de Fátima vai inaugurar o órgão da basílica de Nossa Senhora do Rosário com a estreia mundial de uma obra do compositor português João Pedro Oliveira, num concerto interpretado pelo organista titular da Catedral de Notre-Dame de Paris a inauguração órgão da Basílica de Nossa Senhora do Rosário está marcada para o próximo dia 20 de março, às 15h30. Caberá a antónio Marto, bispo da diocese de Leiria-Fátima, proceder à bênção deste instrumento, lê-se num comunicado do Santuário de Fátima.

O concerto inaugural do órgão estreará a obra do compositor português João Pedro Oliveira, baseada na primeira profecia sobre Maria, no Livro do Génesis, encomendada pelo Santuário de Fátima para assinalar esta ocasião.

Com o nome Hû yeshûphekâ rô’sh, a peça do autor luso, será interpretada por Olivier Latry, organista titular da Catedral de Notre-Dame de Paris, que fará uma improvisação final que será executada tendo como base o ave-Maria de Fátima, e que demonstrará as potencialidades do instrumento.

O órgão da Basílica de Nossa Senhora do Rosário foi construído em 1951, sendo o maior instrumento do género em Portugal. a sua reestruturação foi levada a cabo pela empresa italiana Mascioni Organi, que conservou uma parte considerável da tubaria original mas acrescentou alguns registos para conferir ao instrumento uma sonoridade homogénea e moderna.

O concerto de dia 20 de março é o primeiro de um ciclo de seis concertos para órgão que se realizam até outubro, no âmbito das comemorações que assinalam o Centenário das aparições de Nossa Senhora de Fátima, com um repertório criado em diversas épocas, regiões geográficas, estilos e atitudes composicionais variadas.