Dezenas de cidadãos em risco de exclusão social conseguiram arranjar emprego, no âmbito de um projeto promovido por uma associação portuguesa
Dezenas de cidadãos em risco de exclusão social conseguiram arranjar emprego, no âmbito de um projeto promovido por uma associação portuguesa a associação CaIS, que trabalha com pessoas sem-abrigo ou em risco de exclusão, conseguiu empregar 23 pessoas, em dois anos, através do projeto Capacitar Hoje (CaHO). Estes cidadãos foram colocados em áreas como o atendimento ao público, limpezas, construção civil, refeitório e cantinas, cantoneiros, artesãos e administrativos, indicam os resultados do projeto relativos a 2014/2015, e apresentados esta segunda-feira, 29 de fevereiro.
Em dois anos parece um número pequeno, mas a verdade é que estamos a falar de um universo de pessoas que tem muito baixas qualificações, muitos deles são desempregados de longa duração, explicou Conceição Cordeiro, diretora-executiva da CaIS. Segundo a responsável, em causa estão cidadãos que, para além do trabalho, tiveram de fazer um esforço muito grande ao nível da sua capacitação pessoal e social.
Estamos a falar de reencontrar alegria na conversa, saber estar, sentir-se bem consigo próprio e, no fundo, acreditar que é possível reganhar uma cidadania ativa e um papel ativo na comunidade, disse a responsável, citada pela agência Lusa. as 23 pessoas que a CaIS conseguiu empregar saíram de um grupo inicial de 94 que se inscreveram no projeto, tendo 86 delas completado a formação.