as viagens de turismo cultural, associadas ao turismo religioso, são as que têm maior capacidade de sustentabilidade e crescimento, segundo o presidente do Turismo do Centro
as viagens de turismo cultural, associadas ao turismo religioso, são as que têm maior capacidade de sustentabilidade e crescimento, segundo o presidente do Turismo do CentroClassificando o Turismo como a indústria do sorriso, o presidente do Turismo do Centro, Pedro Machado, recordou esta sexta-feira, 26 de fevereiro, que Fátima é a marca mais madura e mais forte no âmbito do turismo religioso e um bom exemplo da melhoria da qualidade da oferta turística, através do esforço conjunto entre entidades públicas e operadores privados. À margem do IV Workshop Internacional de Turismo Religioso, que reuniu na Cova da Iria mais de 500 participantes – incluindo 116 operadores turísticos de 31 países -, o responsável salientou que Portugal é hoje um destino mais procurado por ser seguro, sendo a região centro do país uma das que se distingue pela diversidade de ofertas turísticas, com particular atenção para o turismo religioso que é aquele com maior capacidade de sustentabilidade e crescimento nos próximos anos. Podemos rezar de manhã em Fátima, almoçar num dos muitos restaurantes tradicionais, visitar património histórico, e fazer um passeio pela natureza ou esquiar na neve à tarde, sublinhou Pedro Machado, acrescentando que em 2015 a região centro atingiu os 4,5 milhões de dormidas, o que gerou um volume de negócios de 203 milhões de euros, o equivalente a 10 por cento da quota de mercado nacional. Para que todo este mercado continue a funcionar e até a aumentar, é fundamental manter a genuinidade, pois Fátima pode ser projetada no mundo também através da sua mensagem de paz, e tem um vasto património da humanidade à sua volta, que pode potenciar o turismo e ajudar ao crescimento económico e à criação de emprego, afirmou, por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Ourém, Paulo Fonseca. a verdade é que quem procura Fátima procura também outros polos de atração turística na região Centro. Muitos dos peregrinos de Fátima são depois turistas na Batalha, alcobaça, Tomar e daí por diante. Fátima não monopoliza no sentido de que não retira visitantes de outros centros de atração turística. Creio que os potencia”, complementou o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas.