Partindo do princípio que «a forma como as notícias são apresentadas influencia o modo como as pessoas interpretam a realidade», vai realizar-se um encontro sobre as representações dos migrantes nos media
Partindo do princípio que «a forma como as notícias são apresentadas influencia o modo como as pessoas interpretam a realidade», vai realizar-se um encontro sobre as representações dos migrantes nos mediaComo se representa os refugiados nos meios de comunicação social? Esta questão motiva os membros do grupo Refugiados e Migrações: Iniciativas e Reflexões (RMIR) a organizar um encontro aberto ao público, na próxima terça-feira, 1 de março, entre as 09h30 e as 17h30, no auditório do Centro de Informação Urbana de Lisboa (CIUL).

Tendo em consideração o facto de os media terem dedicado muito do espaço e tempo ao recente fluxo de refugiados chegados à Europa, os responsáveis por esta iniciativa alertam para a possibilidade de alguns discursos dos meios de comunicação contribuírem para mediatizar e legitimar movimentos anti-migração racistas e o controlo cada vez mais restrito tanto das fronteiras externas europeias, como da suspensão temporária do Espaço Schengen.

Que argumentos ou condições de trabalho estão na base destes discursos? Qual é o impacto das imagens apresentadas e dos discursos difundidos nos meios de comunicação na forma de pensarmos?, questionam os elementos do grupo RMIR, adiantando que a forma como as notícias são apresentadas influencia o modo como as pessoas interpretam a realidade que as rodeia.