Os habitantes do concelho de Oliveira do Hospital recolheram 17 toneladas de resí­duos têxteis em 2015, diminuindo assim a quantidade destes resí­duos produzida para aterro
Os habitantes do concelho de Oliveira do Hospital recolheram 17 toneladas de resí­duos têxteis em 2015, diminuindo assim a quantidade destes resí­duos produzida para aterro a União de Freguesias de Oliveira do Hospital e São Paio de Gramaços lidera a recolha de resíduos têxteis durante o último ano, com 51 por cento do total de recolhas efetuadas. Segue-se a União de Freguesias de Ervedal da Beira e Vila Franca da Beira e a Freguesia de Travanca de Lagos.

Os cidadãos do concelho de Oliveira do Hospital recolheram 17. 414 quilos deste tipo de resíduos, em resultado de uma iniciativa entre a autarquia e uma empresa vocacionada para a recolha de roupa, calçado e brinquedos.

Desde o arranque deste projeto, em maio de 2014, o Município de Oliveira do Hospital deixou de encaminhar para tratamento em aterro sanitário mais de 24 toneladas de resíduos e, simultaneamente, angariou donativos pecuniários para a sua área de ação social.

Esta parceria permite-nos cumprir quatro objetivos essenciais para um município com reconhecimento no domínio da sustentabilidade ambiental: aumentar os níveis de recolha seletiva, reduzir os custos de tratamento de resíduos em aterro, promover a reciclagem e valorização de materiais e, não menos importante, angariar recursos para a solidariedade social, destaca José Francisco Rolo, vereador do ambiente de Oliveira do Hospital, em comunicado.