a inexistência de um documento prático e em língua portuguesa, motivou psicólogos a elaborar o «Manual de apoio Psicossocial a Migrantes». a necessidade deste auxí­lio surgiu durante a implementação do programa de integração de refugiados em Portugal
a inexistência de um documento prático e em língua portuguesa, motivou psicólogos a elaborar o «Manual de apoio Psicossocial a Migrantes». a necessidade deste auxí­lio surgiu durante a implementação do programa de integração de refugiados em PortugalO Manual de apoio Psicossocial a Migrantes surge esta semana. O livro resulta de uma parceria entre psicólogos da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), da associação Portuguesa de apoio à Vítima (aPaV) e da Direção Geral de Saúde (DGS).

Pretende-se que seja um documento basilar para a abordagem psicossocial, focalizado nos primeiros socorros psicológicos, no apoio psicossocial pós crise, atendendo a populações vulneráveis (como crianças, mulheres, pessoas idosas e com outras vulnerabilidades), lê-se num comunicado da CVP.

a ideia para criar este documento, em língua oficial portuguesa, surgiu em pleno momento de implementação do Programa de acolhimento e Integração de Refugiados Recolocados em Portugal. Nesse sentido, os autores consideraram pertinente ter esta realidade como pano de fundo, trazendo para a primeira linha as influência culturais que não podem ser esquecidas, nem minimizadas.