ao controlarem as fronteiras, os líderes europeus estão a criar um preocupante «novo conceito de normal», considera relator das Nações Unidas
ao controlarem as fronteiras, os líderes europeus estão a criar um preocupante «novo conceito de normal», considera relator das Nações UnidasNum comunicado dirigido aos países europeus, numa altura em que decorre a cimeira da União Europeia em Bruxelas (Bélgica), o relator das Nações Unidas sobre os Direitos Humanos dos Migrantes, François Crépau, afirma que se tornou impossível na Europa um debate produtivo sobre direitos dos migrantes, diversidade e integração. Para o responsável, o controlo das fronteiras nos países do continente e o impacto da ação na vida de refugiados e migrantes é um exemplo disso.
François Crépau recorda que a Europa sempre defendeu os direitos humanos. Contudo, ao retirar lentamente o direito ao asilo daqueles que procuram abrigo nos seus territórios, o continente está a criar um assustador novo conceito do que é normal. O relator das Nações Unidas lamenta que banir migrantes e refugiados se tenha tornado uma norma e que as discussões estejam a alimentar o medo e a xenofobia, contribuindo para que esses civis sofram abusos físicos e verbais.
Segundo Crépau, citado pela Rádio ONU, o que se vê agora são os governos europeus a focarem-se em promover o medo dos migrantes, claramente com propósitos eleitorais. Na sua avaliação, o responsável refere que os governos favorecem movimentos nacionais e populistas, prometendo manter os migrantes fora dos seus territórios.
O especialista da Organização das Nações Unidas sugere aos países europeus que ofereçam canais regulares e seguros para a mobilidade dos migrantes. Para Crépau, essa é a única forma da Europa retomar o controlo total das suas fronteiras. aos líderes da União Europeia, François Crépau pede que mostrem liderança moral e política na luta contra o racismo, a xenofobia e os crimes de ódio.