autoridades informaram Estados-Membros sobre o surto do ví­rus Zika. agência lançou uma estratégia global para orientar a resposta internacional para a propagação do ví­rus e as malformações neonatais e as condições neurológicas associadas a estas
autoridades informaram Estados-Membros sobre o surto do ví­rus Zika. agência lançou uma estratégia global para orientar a resposta internacional para a propagação do ví­rus e as malformações neonatais e as condições neurológicas associadas a estasO plano-quadro e de operações conjuntas de Resposta Estratégica ao vírus Zika centra-se na mobilização e coordenação de parceiros, especialistas e recursos para ajudar os países a melhorarem a vigilância do surto e distúrbios que possam estar ligadas ao vírus.

Melhorar o controlo de vetores, ou seja, métodos que procuram reduzir a incidência de uma doença, comunicar de forma eficaz os riscos, medidas de orientação e de proteção, fornecer cuidados médicos para as pessoas afetadas e promover a pesquisa rápida e o desenvolvimento de vacinas, diagnósticos e terapias.

a Organização Mundial de Saúde (OMS) diz são necessários 56 milhões de dólares (50,2 milhões de euros) para implementar esta estratégia, dos quais 25 milhões de dólares (22,4 milhões em moeda europeia) serão para financiar a resposta da OMS e parceiros humanitários e os restantes 31 milhões de dólares (27,8 milhões de euros) servirão para financiar o trabalho dos parceiros-chave.