O Santo Padre vai apadrinhar um torneio de futebol destinado a crianças. a partida vai realizar-se na capital portuguesa
O Santo Padre vai apadrinhar um torneio de futebol destinado a crianças. a partida vai realizar-se na capital portuguesaO Papa Francisco apadrinha o primeiro Torneio Internacional de Futebol Jovem com o seu nome, que terá lugar em Lisboa nos dias 5 e 6 de março, no Estádio 1. º de Maio – INaTEL. a iniciativa é dirigida a crianças com 10 ou 11 anos de idade, reunindo o Club atlético San Lorenzo de almagro (argentina), Sport Lisboa e Benfica, Sporting Clube de Portugal, Colégio de São João de Brito, uma seleção de Lisboa e o Futebol Clube do Porto.

O evento é uma forma de homenagear o Papa Francisco pela passagem do 3. º aniversário do seu pontificado, em março de 2016, e evidenciar que o desporto, e o futebol, devem estar ao serviço da amizade, da tolerância, da solidariedade, da ética, do fair-play e do reforço da paz no mundo, referem os promotores do torneio, citados pela agência Ecclesia.

Quando era criança, ia sempre ao Estádio de San Lorenzo de almagro. Ia a família toda, incluindo a minha mãe, recorda o Santo Padre numa mensagem enviada aos responsáveis pelo torneio. a Renascença é a rádio oficial do evento, a que se juntam o jornal a Bola e a TVI, que transmitirá em direto a final e a cerimónia de encerramento do evento.

Entre outras entidades, o torneio será organizado pela associação de Futebol de Lisboa, com o apoio do núncio apostólico em Portugal, Rino Passigato, e do cardeal-patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, assim como da Câmara Municipal de Lisboa, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Embaixada da argentina e Fundação INaTEL.