Braga quer que a Semana Santa vivida na região seja declarada Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO e está a mover esforços nesse sentido
Braga quer que a Semana Santa vivida na região seja declarada Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO e está a mover esforços nesse sentido as solenidades da Semana Santa de Braga vão ser declaradas Património Imaterial Municipal pela autarquia na próxima semana. Este será o primeiro passo de um processo para formalizar, ainda em 2016, a candidatura daquelas celebrações a Património Imaterial da Humanidade.
Segundo Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, o desejo de propor que a celebração bracarense da Semana Santa seja classificada pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) trata-se de um reconhecimento de um dos momentos de grande vivência comunitária da cidade.
a Semana Santa de Braga é uma das boas imagens que Braga dá a todo o mundo. É um momento de fé, () de uma grande vivência comunitária, dinâmica cultural e de atratividade turística, disse o autarca citado pela agência Lusa, destacando ainda a capacidade de mobilização da comunidade e de preservação de tradições.
O programa das Solenidades da Semana Santa de Braga será marcado por exposições, concertos e pelas tradicionais procissões, com destaque para a Procissão da Burrinha (1 de abril), a Ecce Homo (2 de abril) e a do Enterro do Senhor (3 de abril).