Com o objetivo de combater o desconhecimento em relação às pessoas refugiadas, foi lançada uma campanha em Lisboa que alerta para a necessidade de bem receber estes cidadãos
Com o objetivo de combater o desconhecimento em relação às pessoas refugiadas, foi lançada uma campanha em Lisboa que alerta para a necessidade de bem receber estes cidadãosVárias fotografias de outras épocas em que Portugal acolheu refugiados e frases de escritores estão patentes pelas ruas da capital portuguesa, no âmbito de uma campanha promovida pela Câmara Municipal de Lisboa para alertar para a necessidade de bem receber os refugiados.
através desta iniciativa pretende-se sensibilizar e informar a população sobre quem são os refugiados e desconstruir alguns mitos urbanos ou ideias mal formadas, que põem em causa a coesão e integração da comunidade dos refugiados em Lisboa e em Portugal, explicou João afonso, vereador dos Direitos Sociais da autarquia.
as fotografias retratam vários movimentos históricos de refugiados, como os que aconteceram após a Segunda Guerra Mundial, durante a guerra do Kosovo, e também na atualidade. as imagens são acompanhadas de frases relacionadas com a liberdade, da autoria de Sophia de Mello Breyner, Clarice Lispector, Gabriel Garcia Marquez e Fernando Pessoa.
Os cartazes estarão patentes em mupis espalhados pela cidade, ecrãs gigantes e nas redes sociais. a campanha arrancou este mês e deverá estar nas ruas por um período entre duas semanas a um mês e espera-se que venha colmatar um pânico irracional que não está certo, sublinhou João afonso, em declarações à Visão.