a «Cruz da Misericórdia» vai percorrer casas de fiéis de Famalicão e Guimarães para reunir famílias e lembrar a «a importância do exame de consciência e da revisão de vida»
a «Cruz da Misericórdia» vai percorrer casas de fiéis de Famalicão e Guimarães para reunir famílias e lembrar a «a importância do exame de consciência e da revisão de vida»Cruzes únicas, construídas manualmente, com recurso a técnicas artesanais de Norberto Fonseca, vão passar por casas de várias famílias portuguesas, no âmbito do ano Jubilar da Misericórdia, iniciado a 8 de dezembro, e que se prolonga até 20 de novembro do próximo ano.
Cada uma das cruzes foi concebida com madeiras no seu estado natural, com diferentes cores, texturas e cheiros, provenientes de diversas zonas do mundo, o que lhe confere, segundo a organização, uma universalidade missionária profunda.
Esta dinâmica é promovida pelos arciprestados de Famalicão e Guimarães. as famílias de ambas as cidades que pretendam receber aquela que é denominada com a Cruz da Misericórdia, devem inscrever-se junto do respetivo cartório paroquial ou na sacristia da paróquia.
Juntamente com cada cruz segue um livro com reflexões, orações, o exame de consciência e uma celebração penitencial. a missão de cada família ou movimento paroquial consiste, então, por reunir-se à volta da cruz, orando e refletindo.
Um dos objetivos passa por redescobrir a importância do exame de consciência e da revisão de vida. a ideia de fazer circular a Cruz da Misericórdia resultou da reflexão dos párocos das paróquias envolvidas, que se inspiraram na memória evangelizadora do passado, cujas dinâmicas reuniam famílias e comunidades paroquiais.